Notícias de Sergipe

Saúde em Sergipe: Pré-candidato Eduardo Amorim Propõe Soluções Definitivas para os Problemas do Huse

09/06/2026 • Política de Sergipe

O cenário da saúde pública em Sergipe e os persistentes problemas do Huse foram o foco central da recente manifestação do médico anestesiologista e pré-candidato ao Senado Federal, Eduardo Amorim (Republicanos). Em entrevista, Amorim garantiu que sua futura atuação parlamentar terá como missão prioritária a reestruturação do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), propondo soluções abrangentes para uma unidade vital para os 85% da população sergipana dependente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contexto Político e Diagnóstico do Huse

Com uma trajetória de mais de três décadas na área da saúde, Eduardo Amorim destacou seu histórico de defesa e idealização de importantes projetos. Dentre suas iniciativas, figuram a campanha pela construção do Hospital do Câncer em Aracaju, o Hospital do Amor em Lagarto e a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Essa experiência, segundo ele, embasa seu compromisso com a busca por soluções eficazes para o Huse, reconhecido como a maior e mais estratégica unidade hospitalar de urgência do estado.

A gravidade da situação do Huse foi oficialmente corroborada em dezembro do ano passado, quando um relatório do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM), após vistoria técnica, atestou um cenário crítico. O documento, protocolado no Ministério Público Estadual (MPSE), apontou superlotação em diversas áreas, dificuldades de transferência de pacientes, cirurgias pendentes por falta de leitos e pacientes alocados em corredores, comprometendo a segurança e a qualidade do atendimento. Para Amorim, esse diagnóstico reflete a vivência diária dos sergipanos que dependem do SUS.

Propostas e Articulação Parlamentar para o Huse

Frente ao diagnóstico alarmante, Eduardo Amorim detalhou suas propostas para a resolução dos problemas do Huse. Ele se compromete a uma intensa articulação política no Congresso Nacional, com foco na destinação de múltiplas emendas parlamentares para a ampliação da infraestrutura física da unidade, a qualificação de seus departamentos, a contratação de mais profissionais de saúde e a melhoria substancial das condições de trabalho de toda a equipe.

Amorim sublinhou que a atual situação do Huse é resultado de uma “negligência administrativa” que afeta diretamente a assistência digna e de qualidade, prejudicando não apenas os pacientes e suas famílias, mas também os profissionais da saúde. O pré-candidato, que esteve acompanhado pelo pré-candidato ao Governo de Sergipe, Valmir de Francisquinho, reforçou que a missão é clara: aproveitar uma eventual oportunidade para implementar uma gestão mais séria e zelosa, capaz de reverter o cenário caótico e sofrido do hospital, um pilar da saúde pública em Sergipe.

O Impacto Estratégico para Sergipe

A superação dos desafios enfrentados pelo Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) transcende a esfera hospitalar, configurando-se como um fator determinante para a qualidade de vida da população sergipana. A eficiência na gestão de recursos e a implementação das propostas de infraestrutura e pessoal, conforme defendido por Eduardo Amorim, são cruciais para garantir um atendimento de excelência e consolidar a rede de saúde pública em Sergipe, especialmente para a vasta maioria da população que depende exclusivamente do SUS. Esta pauta se posiciona como estratégica para o desenvolvimento social do estado.

O portal Política de Sergipe reitera seu compromisso com a cobertura jornalística aprofundada e responsável sobre os temas que moldam o futuro do estado. Continuaremos acompanhando as propostas e o debate em torno da saúde pública em Sergipe e do futuro do Huse, oferecendo informações fidedignas e análises pertinentes para a sociedade sergipana.

Anúncio (Meio)